quinta-feira, 18 de julho de 2019

KISÂNSI - CONSCIÊNCIA CORPORAL PARA MÃES E BEBÊS - Priscila Obaci

PROPOSTA


KISÂNSI - CONSCIÊNCIA CORPORAL PARA MÃES E BEBÊS
Proporcionar o bem estar da dupla Mãe-Bebê, o desenvolvimento motor e emocional do bebê e o equilíbrio psicofísico da mãe,tendo a música cantada e o toque da mãe/ pai no bebê como condutora dessa conexão

DESCRIÇÃO

Kisânsi - Consciência corporal para Maes e Bebês é apoiado na abordagem "Yoga Mãe e Bebê" criado por Anne Sobotta que é baseada nas práticas e ensinamentos do yoga e técnicas de massagem assim como outras linhas de pesquisa somáticas. O nome " Kisânsi" é extraído da filosofia Kindezi - a arte Kôngo de cuidar de crianças, escrito pelo Dr Fu Ki - Au que nos diz que Muntu (o ser humano) é o sol vivo. Kindezi fala de como esse sol vivo é educado, depois que é trazido ao mundo. Cuidar do Muntu é sagrado e especial para civilizações africanas. Kisânsi dentro dessa organização é a nomeação a pessoa que lida especificamente com Mães e bebês , nas suas primeiras fases de vida.

Kisânsi - Consciência Corporal para Mães e Bebês proporciona um momento de respiração, conexão e ludicidade por meio do toque, brincadeiras, canto e musicalidade Toda a condução corporal é feita a partir do canto de músicas que são parte da nossa memória infantil e de cantigas de Candomblé. A junção do olhar,toque, canto e percussão ao vivo,trás uma leveza ao ambiente e convida de maneira lúdica à experiência e troca dessa dupla ou trio mãe -bebê - pai.

Os tambores serão o " coração" da vivência,trazendo o pulso, a partir de ritmos afro
brasileiros.

CURRÍCULO
PRISCILA OBACI
Priscila Obaci é bacharel em Comunicação das Artes do Corpo com habilitação em teatro pela PUC – SP, onde também cursou algumas matérias de dança. Por não se contentar com uma só linguagem,
é atriz, dançarina e poeta. Na música sabe o básico de alguns instrumentos de percussão.

Fez parte do grupo “Trivolim de Expressões Populares”, onde teve vasta vivência com danças brasileiras. Foi integrante do grupo de dança negra contemporânea “Abieié “ dirigido e coreografado por Irineu Nogueira. È Co fundadora da Capulanas Cia de Arte Negra e Umoja, ambos desde 2007 , que realizam criações cênicas híbridas (teatro/dança/música) com base na pesquisa das culturas de matrizes africanas.

Realizou os cursos,” Dramaturgia da Dança dos Orixás” e Dramaturgia do Movimento no âmbito da Antropologia Teatral” com Augusto Omolu (1962 - 2013) integrante por dez anos da “International School of Theatre Anthropology (ISTA) e ator do Odin Teatret .

Foi aprendiz no curso regular de “ Danças Brasileiras” no Instituto Brincante ministrado por Otávio Bastos.

Por ser alimentada pela circularidade é artista educadora desde 2005. Desde 2012 é atua na formação em teatro para crianças e adolescentes na Fábrica de Cultura.

Ministrou aulas de expressão corporal para mães, no “ Instituto Gabi “, que propicia a inclusão de crianças e adolescentes deficientes mentais. Talvez esse tenha sido um início de pensar um trabalho com mães e crianças. Porém foi com o nascimento do seu filho, Melik Rudá, que
o trabalho e a vida tomaram uma dimensão de novos horizontes.

Assim, se tornou professora da Dança Materna para Mães e bebês de colo e engatinhantes e Gestantes . Realizou o Curso " O Movimento de 0 a 3 anos" ministrado por Carmen Orofino , membro da Rede Pikler Brasil.

Com a gravidez do segundo filho Bakari Mairê se viu cada vez mais mergulhada nesse universo e realizou o curso " Yoga e massagem para Mães e Bebês" em 2017 e em 2019 integrou o laboratório pós parto, ambos com Anne Sobotta.

Tem um projeto nomeado de " Poesias Pós Parto" , onde pública poesias sobre maternância.

KISÂNSI-CONSCIÊNCIA CORPORAL PARA MÃES E BEBÊS
QUEM PODE FAZER?

Bebês de 2 a 12 meses acompanhadxs de sua mãe ou pai.
20 pessoas por Turma.

MOVIMENTO
Auxilia no desenvolvimento psicomotor do bebê, segurança e autonomia

MÚSICA AO VIVO
Auxilia no desenvolvimento psicomotor do bebê, segurança e autonomia

TOQUE
Auxilia na conexão do bebê com seu próprio corpo , desenvolvimento emocional e motor.
Além da conexão mãe/ pai/bebê.

DURAÇÃO
A oficina/ vivência tem duração de 1:30.
Sendo 1hora prática e 30' de roda de partilhas.

MATERIAIS
Chão com Tatame, Esteiras Móbile de teto Instrumentos de percussão Almofadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário