quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Jazz na Kombi

O Projeto Jazz na Kombi busca integrar três campos distintos e complementares que configuram um espaço de trocas culturais.

A saber: um campo de pesquisa musical centrado no Jazz entendido aqui como uma linguagem multifacetada e aberta à conexões com outros movimentos da música contemporânea; a sua origem mambembe que tem a rua como lugar de expressão e encontro com o público e por fim, a configuração de um espaço de execução que privilegia a simplicidade e o contato direto entre artista e seu público, onde inexiste a estrutura de um palco.

O Jazz na Kombi é uma iniciativa de amantes do Jazz, numa ação de devolver essa arte para seu lugar de origem, a rua. Uma Kombi customizada estaciona em diferentes lugares da cidade e abre suas portas para transformar-se num sistema de som que difunde a pesquisa musical de seus realizadores, abre espaço para apresentações de músicos e grupos de jazz, intervenções poéticas e outras manifestações artísticas de rua.

A partir da criação de uma atmosfera de proximidade com público e imersão auditiva, o Jazz na Kombi ocupa espaços públicos, transformando-os em pontos de encontro de pessoas que apreciam a arte e a música.

O projeto surgiu em fevereiro de 2014, e desde então vêm crescendo, alcançando pessoas, diversificando ações e chegando a diferentes lugares.

Dentre as ações realizadas, merecem destaque: O Menor Festival de Jazz do Mundo que já está na sua 5ªedição e reúne de forma totalmente independente e colaborativa 6 bandas em um grande evento na praça Roosevelt, centro de São Paulo.

O Iquiririm Jazz Festival,também na sua 5ª edição, ocorre em uma ''viela'' da rua Iquiririm, no bairro do Butantã.

O evento incorpora shows de 4 a 5 bandas, a exposição de obras de artistas plásticos, live-paiting de graffiteiros, jogos para a interação entre o público e uma feira culinária dos moradores da região.

O Favela Jazz Festival, foi realizado em parceria com o Coletivo Vie La En Close, integrando a programação da Vielada Cultural que é um grande evento com 10 horas de programação na periferia de São Paulo.

Integrou a programação da 31ª Bienal de Artes de São Paulo e do CoCidade – Festival de Iniciativas Colaborativas, além de atuações junto ao Sesc, RedBull e casas de show da região de pinheiros

Integrantes

Giovani Baffô
Poeta, autor de 3 livros independentes, Delitos e Deleites (2010), Pequenos Golpes (2012) e Ponte Pálpebra (2014) e de 1 milhão de grandes ideias.Interventor urbano, vive sua arte. Criador do O Menor Sarau do Mundo.
Idealizador e articulador cultural no coletivo Vie La En Close que atua na periferia de São Paulo desde 2010. No Jazz na Kombi é produtor e DJ.

Ana Carulina Laet
Encantada com a interação humana e ativista do movimento aberto pela suavização das relações urbanas. Arte-educadora, arte-aprendente, e produtora no Coletivo Vie La En Close. No Jazz na Kombi, é produtora, DJ e pilota.

Thiago Calle
Poeta, publicou o livro independente Sobre esquinas tumultuadas de verdade (2010). Iniciou-se no Graffiti em 2007, ministra oficinas de graffiti e continua espalhando sua arte pelas ruas do Brasil.
Responsável pelo marketing e redes sociais, DJ e apresentador do Projeto Jazz na Kombi.

Leo Sarmento
Rueiro, agilizador, articulador cultural no Coletivo Vie La en Close, que promove eventos culturais, levando arte, poesia e música para a periferia de São Paulo. Cofundador do Projeto Jazz na Kombi (2014)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário