terça-feira, 4 de junho de 2019

O Planeta agradece






O PLANETA AGRADECE, ou OPA, é um projeto multidisciplinar que trabalha a reciclagem e consciência ambiental na forma de uma performance musical, oficina de reciclagem criativa e outras atividades educativas.

O projeto foi desenvolvido pela artista Amarilis Vitale Cardoso e propõe uma experiência audiovisual que estimula os 5 sentidos e desperta nas crianças e adultos a consciência sobre o planeta Terra e os seres vivos.


O MUSICAL

Com uma proposta inovadora, criativa e positiva, o musical "O Planeta Agradece” aborda temas como os 3R’s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar, consciência com o consumo descontrolado e PREciclar (pensar antes de comprar), utilizando a música, a dança e o teatro para transmitir e despertar novas maneiras de pensar e atuar no mundo. A música é alegre e lúdica, misturando ritmos e melodias urbanas com toque tropical - brasileiro, fazendo o show atrativo para as crianças, jovens e adultos.

O projeto nasceu no idioma espanhol, e agora para a versão brasileira, a artista adaptou a obra apresentando os dois idiomas, português e espanhol, enriquecendo ainda mais o conteúdo educativo da atividade.

A personagem Tekne, uma menina de outro planeta, ensina os costumes do seu lar, um lugar que reutiliza o lixo e tenta reduzir ao máximo o consumo de produtos desnecessários. Para escutar as músicas aqui!


TRAJETÓRIA
OPA nasceu em Barcelona, Espanha, em 2010 com a ideia de Amarilis de juntar todas as disciplinas que pesquisava e trabalhava há muitos anos: a música, o teatro, as artes plásticas, o cuidado e respeito pela natureza e as atividades recreativas com crianças. Dessa mistura surgiu O PLANETA

AGRADECE!
Na Espanha se apresentou em diversos festivais como: Pulgas Mix Festival de Cultura en Acción; Piknic Electronik; Museo Nacional de la Energía em Ponferrada; NIU espai artistic contemporani e na Bélgica no Iris Feest, até o ano de 2013.

Em 2015 em Medellín, Colômbia, Amarilis retomou o projeto e consolidou as atividades como o musical e as oficinas de reciclagem criativa (através de um curso de empreendimento para o setor da música realizado pela prefeitura).

Participou do Primavera Fest 2015 e 2016 com Merlín Producciones (evento com enfoque no meio ambiente); da “Fiesta del Libro y de la Cultura” com Comfenalco Antioquia; atuou nos Parques Comfama (Guatapé, Rio Negro, Tutucan, Arvi e La Estrella); Centro Cultural Moravia; Casa Teatro El Poblado; Teatro Casa Clown; Teatro La Hora 25; Servicio Nacional de Aprendizaje SENA e Hospital San Vicente em colaboração com a tradicional escola de música Canto Alegre. Abriu o show da renomada banda colombiana Aterciopelados realizado pela empresa EPM no marco do dia mundial do meio Ambiente 2016, no Parque de los Deseos.

No ano de 2018 participou do Carnaval Internacional das Artes e Festival ChikiFest em Barranquilla e na ilha de San Andrés, no Green Moon Fest. Em Bogotá participou do Escenario Movil de Idartes em SumaPaz; fez uma temporada no Teatro EL PARQUE (primeiro teatro latino americano especializado no público infantil); VI Feria del libro medio ambiental com a empresa LA CAR (responsável pela gestão meio ambiental da região de Cundinamarca); Festival Sorpresa (6o Encuentro Colombiano de la Canción Infantil) e também se apresentou em diversos jardins de infância e colégios da região.

Neste ano de 2019, OPA volta ao Brasil, adaptando todo o conteúdo num espetáculo bilíngue e educativo e a sua base está entre São Paulo e Minas Gerais.

BIOGRAFIA
Amarilis Vitale Cardoso (Brasilia, DF, 1980) é arquiteta. Aos 3 anos de idade começa seus estudos de violino e a partir daí passa pelo ballet, tap dance, bandas de rock e estudos de canto-coral.

Em Barcelona, Espanha, no ano de 2007, funda com sua irmã Marise Cardoso o duo NSISTA, onde produz e mixa as bases eletrônicas, canta e toca percussões.

Participaram de diversos festivais e salas como SOTX (Pequim, China); Rec Beat (Recife, Brasil); Festival de Teatro de Caracas (Venezuela); Latino Power (Bogotá, Colômbia); Universo Paralelo (Bahia, Brasil); Fusion Festival (Berlim, Alemanha); Iris Feest (Bruxelas, Bélgica); Alimentation Generale (Paris, França); Dim Teatre (Verona, Itália); OFFF Festival (Barcelona, Espanha); Festival Visa Pour la Image (França); Museu Salvador Allende (Santiago, Chile) entre outros.

Atualmente está lançando seu formato solista, projeto que leva seu nome AMARILIS. Com este formato se apresentou em diversas salas de Bogotá e Medellín, e lançou seu primeiro single, “Iande iaiko”, em maio de 2018.

Também é criadora do projeto O PLANETA AGRADECE, que desde 2010 vem trabalhando na Espanha, Brasil, Bélgica e Colômbia.

Vale ressaltar que OPA foi selecionado entre os 500 melhores projetos sócio - ambientais da
América Latina nos Prémios Latino América Verde 2016 de Guaiaquil, Equador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário