quarta-feira, 12 de junho de 2019

Viegas

Marcos Viegas, músico e compositor, criado nas ruas da Zona Leste de SP, mais precisamente na COHAB Juscelino, em Guaianazes, desde muito cedo manifestou seu amor e interesse pela música. Em sua adolescência, samba, reggae, rock e rap fizeram a trilha sonora de momentos importantes e despertaram nele o interesse em não só ouvir, mas também escrever e cantar o que vivia e via na rua. Por sugestão de um amigo, também músico, adotou Viegas (sobrenome de sua mãe) como nome artístico. Em 2007, foi convidado a fazer parte da banda Manisfesto Coletivo, onde pôde apresentar suas primeiras letras, tocando em eventos e Festivais regionais. Pouco depois, junto a Edu Lopes, fez parte do grupo carioca a filial, como MC.

Nessa mesma época, integrou o projeto Dub Del Leste, com mais dois amigos, o DJ Diego Davi e Ivan Tchagas, com quem dividia os vocais. Em 2011 lança seu primeiro trabalho solo, o single “Brasil Multicolor”. No ano seguinte, com a chegada do EP “Viver é Acreditar”, consolida a fase solo e imprime toda sua personalidade nas letras e atitude nos palcos. Em 2016 sai o registro em forma de documentário que leva o mesmo nome do EP (“Viver é Acreditar”), com o processo da venda de mais de 20 mil CDs, no esquema “de mão em mão”, mostrando de forma autêntica e despretenciosa os desdobramentos diários da vida de um artísta independente, com suas frustrações e vitórias.

“Alquimia Sonora” (2015) como sugere o título, vem com misturas inusitadas e sonoridade marcante. Ao longo desses 10 anos de carreira, Viegas levou seu som para diversas cidades do Brasil, entre elas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, onde pôde se apresentar em casas com nome e histórico relevantes dentro do cenário musical (Cine Joia, Tom Brasil, Estância Alto da Serra, Expresso Brasil, entre outras...) e dividiu palco com grandes nomes da cena nacional e internacional (abriu shows para O Rappa, Criolo, Emicida, Rael, Funk como Le Gusta, BNegão, Natiruts, Kymani Marley...). De 2015 para cá, lançou os singles “Too Rude”, “A Porrada Come”, “Perceba a Criação”, “Tiro Certo” e “Salve”, todos eles com clipe, sendo o último (“Salve”) em parceria com a produtora Kondzilla.
  • Single Brasil Multicolor Primeiro trabalho solo lançado em 2011
  • Ep. Viver é Acreditar, segundo trabalho lançado em 2012
  • Alquimia Sonora 1 albúm completo lançado em 2015
  • Documentário Viver é Acreditar lançado em 2016
“Salve”, música lançada recentemente pelo cantor e compositor Viegas, traz em sua essência nuances de Ragga e Dancehall, dois ‘detalhes’ que a diferencia da maioria de suas composições. O single carrega em seu título uma multiplicidade de ideias e possibilidades, que se desdobram ao longo da letra. “Salve” vem como solução, proteção, conselho, visão e o cumprimento entre irmãos (axé!). Ao lado de Pablo Bispo, Sérgio Santos e Ruxell, trio conhecido no cenário musical por produzir artistas do calibre de Iza, Ponto de Equilíbrio e Pabllo Vittar, Viegas conseguiu colocar no papel o que tem vivido e buscado em sua jornada dentro e fora da música. E não para por ai: “Salve” ganhou clipe com produção feita pela Kondzilla, produtora que possui no Youtube um dos canais com maior número de acessos do mundo!

As imagens foram gravadas em um galpão, na cidade de São Paulo. O clipe com temática voltada à cultura negra, contou com a participação de dançarinos, capoeiristas e convidados do cantor. Com atmosfera festiva, figurino impecável e coreografia que convida pra dançar, “Salve” abre os caminhos e vem para coroar a fase próspera e produtiva vivida por Viegas.
viegasoficial

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário