quinta-feira, 28 de julho de 2016

Combo X

Release
Fotos
Mapa de Luz 
Mapa de Palco

Grupo musical formado em 2007 na periferia entre as cidades de Olinda e Recife, mais precisamente no Centro Cultural Nascedouro de Peixinhos, a partir de um convite do percussionista Naná Vasconcelos ao músico percussionista Gilmar Bolla 8, ex-integrante da banda Nação Zumbi, para realizar parceria em um projeto sonoro que trabalhasse com ritmos afro-brasileiros. O grupo criado por Bolla 8 é composto por 10 músicos que tocam instrumentos de sopro e percussão. O Trombone transforma os batuques de alfaias, timbales, caixa de bateria, abê e gonguês em músicas que ganham vida quando expressam cantos populares e letras cotidianas em um verdadeiro laboratório musical.

Nestes oito anos de trajetória, a banda adotou inicialmente o nome de COMBO PERCUSSIVO.
Ainda com esse nome realizou várias apresentações no Estado de Pernambuco tocando nos carnavais das cidades de Bezerros, Cabo de Santo Agostinho, Recife e Olinda, com irreverência e versatilidade, com o espetáculo do COMBO. A confluência rítmica demonstrou o amadurecimento conquistado ao longo de quatro anos de estudos realizados com a participação de músicos comprometidos em popularizar os ritmos, a música e a cultura afro-brasileira.

Em 2010 foram convidados para recepcionar o DJ Afrika Bambaataa em sua visita ao Nascedouro de Peixinhos, em Olinda- PE. Nesse mesmo ano também tocaram no Abril Pro Rock. Em 2011 foram finalistas no festival Pré-Amp, que tem como proposta promover inclusão e renovação na cena musical de Pernambuco. Além destes integraram a programação do carnaval das cidades de Recife e Olinda. No mês de julho encerraram o Festival Pernambuco Nação Cultural em Serra Talhada e tocaram no Festival Agosto Cultural. Em 24 de dezembro, encerraram a programação do Ciclo Natalino da Prefeitura do Recife no Pátio de São Pedro.

Em 2012, a banda tocou nas cidades de Olinda, Recife e Igarassu, Festival de Inverno de Garanhuns, no caminhão da Cultura, Em 2013 no Porto Musical e RecBeat, FIG 2013, Triunfo, Sesc Pompéia, Prévia do Bloco Sapo Cururu.

Em 2014 fizeram Carnaval do Recife, Olinda e Ipojuca. Tocaram também na Mostra Prata da Casa nos SESC’s de São Paulo. Numa visão empreendedora e estratégica, pensando em conquistar mais espaço no mercado musical, o Combo Percussivo passa a ser chamado de COMBO X adotando uma linguagem universal para consolidar a ideia da convergência ao hibridismo cultural, que utilizam como elemento em seu processo de criação sonora.

Os próximos shows a serem realizados pela Combo X, são dia 26/07 no FIG 2016 (Festival de Inverno de Garanhuns) e em agosto Na Olimpíada Rio 2016, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. 

  Videos

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Festa da Massa

+ Release
+ Fotos

Festa da Massa foi gerada por um desejo em evidenciar o protagonismo feminino no samba a partir das suas forças matrizes, o samba de coro desenvolvidos pelas mulheres e os tambores das linhas rítmicas da cultura africana Bantu.

O show é composto por um repertório que contém composições de grandes baluartes do samba de vários estados brasileiros, e que foram interpretadas pela cantora Alcione nos primeiros momentos dos seus mais de 40 anos de carreira. A proposta faz presente os múltiplos sotaques, as peculiaridades e diferenças que constitui a diversidade do samba brasileiro afirmando no palco os principais desdobramentos dessa expressão: a memória afetiva, as motrizes negras e sua função política.

O trabalho foi construído a partir do conjunto de composições que a sambista cantou e gravou, no entanto ele prioriza um momento da carreira da cantora de 1972 a 1992, aquele onde africanidades , religiosidade e engajamento estavam latentes. A cantora deu voz a muitos compositores, que nutriram e continuam a reverberar na música brasileira, dentre eles, os baianos Ederaldo Gentil e Batatinha, o pernambucano Paulo Debétio, os cariocas Wilson Moreira e Nei Lopes, Paulinho Resende, Jorge Aragão e o maranhense João Carlos, seu Pai.

O protagonismo feminino é pulsante na inspiração do projeto, personifi cado na cantora Alcione Marrom e nas existências das pastoras dos sambas de terreiro, está materializado no trabalho das instrumentistas que compõe a banda FESTA MASSA e tem também como principais personagens os tambores, que pulsam em todo o trabalho nos guiando pelas trilhas da ancestralidade.

A concepção e direção artística de Ariane Molina, musicista, sambista, cuiqueira e pesquisadora de protagonismo feminino no samba, torna possível esse olhar ao agregar um conjunto, que é composto por 10 musicistas e componentes do corpo de dança e 6 músicos instrumentistas.

O projeto FESTA DA MASSA, é uma iniciativa sensorial, uma imersão artística, onde as buscas pela sensibilidade se torna possível pela memória afetiva organizada em um repertório musical composto por uma pesquisa minuciosa durante dois anos na discografi a da cantora Alcione a Marrom, mulher negra, nordestina que gravou mais de 40 discos em sua carreira, trabalharemos num recorte histórico de 1972 a 1992, de Figa de Guiné à Mironga do Mato, onde africanidades e engajamento político estão latentes.

Vislumbramos a efetivação do empoderamento feminino, na consagração do belo, no sagrado e na liberdade do profano, o uso de ervas de proteção, partituram corporalmente todo o encanto e espontaneidade que as bênçãos das grandes Yalodés e Sacerdotisas da nossa cultura popular e os cultos que o feminino nos destinam, seguimos em águas de cheiro e intensidade na troca artística.

MÚSICA
 

VÍDEOS

 

sábado, 9 de julho de 2016

Jesuton

https://drive.google.com/file/d/0Bzmjq--q33EueTZNRWQwd3QyRVU/view?usp=sharing

Material pma garota de Londres, que apenas adora cantar. Jesuton, nome artístico de Rachel Jesuton Olaolu
Amosu , começou a fazer sucesso cantando nas ruas do Rio de Janeiro, tendo suas apresentações viralizadas no site YouTube. 

Ela é conhecida por fazer versões de artistas como Adele, Amy Winehouse, Roberta Flack e The Rolling Stones.

Em 2013 gravou três canções, I'll Never Love This Way Again, para a trilha sonora da telenovela Salve Jorge, Holocene para Flor do Caribe e Because You Loved Me, para Sangue Bom, todas da Rede Globo. 2015 foi marcado pelo lançamento do DVD Jesuton - Show Me Your Soul - que trazem sucessos da gravadora Motown. No repertório do show, assim como no do DVD,

Jesuton dá voz a canções de nomes como Diana Ross, Marvin Gaye, Stevie Wonder, Jackson 5, The Commodores, entre outros ícones da soul music. Jesuton prepara-se para o grande momento de sua
carreira: a gravação de um disco de músicas inéditas, que está previsto para ser lançado no 2o semestre de 2016.


MÚSICA DVD SHOW