quinta-feira, 29 de agosto de 2019

DJ Vivian Marques

FOTOS
RELEASE

DJ Vivian Marques sempre gostou muito de música, sonhava em ser dançarina, mas quando descobriu o hip hop ao invés de tornar-se b-girl optou por ser DJ. Aluna de DJ Kl Jay (Racionais MCs), ela vem mostrando que talento e atitude independem de gênero.

DJ Vivian começou como começam quase todos os pro'ssionais desta área: com equipamento e discos emprestados para tocar nas festinhas do seu bairro. Em 2007 criou, em parceria com Tati Laser e Juju
Denden, o projeto "As Minas Pá" que tinha como intuito in4uenciar mulheres a discotecar, especialmente, dentro do Hip Hop onde a maioria dos DJs são homens. Há poucas mulheres no Hip Hop e o elemento que tem menos representação delas é o DJ.

"Não acho que o fato de ser minoria vá afetar meu trabalho. Estou quebrando barreiras. Incentivando
outras mulheres". Diz Vivian. A inventividade dos sets apresentados por ela vem de uma mistura
harmoniosa de estilos que levanta qualquer festa. Há espaço para Hip Hop clássico e underground, R&B, Soul, Funk’s 70 entre outras vertentes da música negra. O gosto apurado e a boa percepção de pista, desta menina, têm rendido convites para residências e eventos pontuais, e mais, têm conquistado o respeito dos assíduos freqüentadores das baladas.

Discotecagens: Casas Noturnas

Nos últimos tempos ela tocou em diversas casas noturnas – Sintonia ( DJ Club), As Minas Pá(Mini Club), , Welcome to Hip Hop (Hotel Cambridge), Zaire (Akbar), Cassemira Club, Espaço Cultural de São Matheus, Rinha dos Mc's, Festa da Revista Raça (Espaço Santa Clara), Crystal Club, Copan
Black (Sapo ri di Rosi), Club do Hip Hop (Smoove Club), Black Energy (Energy Loung), Pegada Preta (Black Bombom), Audição Cultural (Livraria da Esquina ), Projeto Soul Bossa (Livraria da Esquina), Projeto Soul Brasil (Rua 24 de Maio), DJs de A à Z (Mini Club), Bom Som ( Campinas-SP), Urbanus (São Jose dos Campos), Sarara Criolo (E.C Ponte Preta - CampinasSP), Discopédia (Sarajevo), Festa da Radio UHHD (Livraria da Esquina), Festa da Gangue (Diadema-SP), Show do Kamau ( Studio SP), Racionais Mcs 25 Anos ( Sorocaba-SP), Noite Lab Fantasma (El Club - Goiania- GO), Bom Som ( Capivari - SP, A Kupula ( Limeira-SP), GTA ( Milo Garage), Noite
Marakasi (Tupinikim Bar Santo Andre - SP), Pitch Zero ( Casa de Teatro - Porto Alegre - RS), Samba da Nega ( Paradis Club – Curitiba – PR), Noite Marakasi (Tupinikim bar – Santo André – SP), A Kúpula (Limeira – SP), Malagueto (Centro Cultural Rio Verde – São Paulo – SP), La Mafia ( Capivari – SP), Um Baile Bom (Curitiba – PR), Rael (Cine Joia – SP), Happy Hour do Mirante (Masp – SP), Música Popular Brasileira (Nos Trilhos)Mos Def (Cine Joia – SP),

Eventos Culturais:
Hip Hop DJ 2007 (Studio SP), Casa do Hip Hop (Diadema), Projeto Quintal Camaleão (Carapicuiba-SP), Feira Preta 2007/2008 (público estimado de 10 mil pessoas), 1º Encontro Hip Hop Mulher (Ação Educativa), 2º Encontro de DJs-SP (Centro Cultural Vergueiro), Ação Juventude ( SJC – SP), Presença Feminina (Espaço + Soma), MH2O/ LUB All Stars (SP/ RJ), “Dia da Consciência Negra” - África em Nós (Pça. da Sé ), Evento SP Só para Mulheres (Anhembi SP), Afrontu de Capulana (Salão Divas), CCSP (Hip Hop DJ 2010), Pílula de Cultura - Feira Preta (Casa das Caldeiras), 1º, 2º 3º Mjiba em Ação (CEU), Som na Faixa (Centro Cultural Rio Verde), Projeto Estéticas da Períferia (Galeria Olido), Masterstroke Basquete (Santana de Parnaíba), Pra Rua! (CCJ), Turnê Cores e Valores Racionais Mcs ( Citibank Hall - RJ), Economia Solidaria SP (Vão Livre do Masp), Semana do Hip Hop (BauruSP), Divas do Hip Hop ( 1ª Osasco Cultural), Passa a Bola (Biblioteca Mário
de Andrade), Workshop de DJs (Centro Cultural do Jabaquara), Prêmio Movimentos Criativos 2015 (Auditório do Ibirapuera), Feira Preta 2015(Anhembi), Samba Rock Plural (Casa das Caldeiras), Estéticas da Periferia (CEU Jaçanã), O Som delas (SESC Carmo), Academia Bio Ritmo (Paulista- SP), Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha (Largo do Paissandú -
SP), Mulheres de Palavra (Fábrica de Cultura do Jaçanã) Festa da CUT- Dia dos Trabalhadores (Vale do Anhangabaú), Workshop de Discotecagem (SESC Registro – SP) entre outros.

Projetos:
Além da discotecagem e produções de festa tais como: “Futuro do Hip Hop”, “Todos por Um” e “Nos tempos da Soweto” com parceria de DJ Kl Jay e Tio Fresh no Templo Club. DJ Vivian criou o projeto O Futuro do Hip Hop em 2009 que tem o intuito de inserir na vida de crianças e adolescentes as técnicas de mixagem, scratch e back to back. Para ocupar o tempo dos mais jovens de forma produtiva e oferecer uma opção de hobbie, diversão e ate quem sabe uma profissão. Os Primeiros alunos do projeto foram os 'lhos de amigos que por influência familiar já tinham uma tendência a música, desde 2009 no mês das crianças acontece à festa “O Futuro do Hip Hop” para dar ênfase ao talento dos pequenos, numa tarde de muita música, dança, arte, e diversão.

Projeto este que em 2013 com o Apoio do PROAC se estendeu a um núcleo de Oficinas para cerca de 40 crianças e jovens com os (04) Elementos do Hip Hop (DJ, MC, GRAFFITI, BREAK), além dos Workshop’s itinerantes e Palestras com grandes nomes da Cultura Hip Hop contando sobre suas vivencias, inspirações e trajetórias.

Em 2015 o projeto "O Futuro do Hip Hop foi aprovado novamente pelo edital PROAC para ser desenvolvidos sob os mesmos parametros e metodologia de 2013.

Em 2016 o projeto teve apoio do VAI 2 e realizou Oficinas na Fábrica de Cultura do Jd São Luis e no Social Bom Jesus (Clube da Turma), com Intervenções Culturais em outros quatro ONGs na região Sul de São Paulo.

Juntamente com as DJs Lisa Bueno, Mayra Madjian, Tati Laser e Simmonne, integravam a Crew “Applebum” que além do intuito de agitar as pistas com mixagens, tinha o foco em apresentações das diversas técnicas utilizadas em campeonatos e produções musicais, tais como; (Batidas, Scratches, colagens utilizando MPC, etc.). Já se apresentaram nos campeonatos Jive Club (DMC Brasil 2009) e Hole Club (Batidas 4/4).

No ano de 2010 a crew desenvolveu o projeto “Hip Hop de Salto” que oferece oficinas gratuitas para meninas na escola e - DJs localizada na Galeria Presidente no Centro de São Paulo, com duas turmas formadas e em com a terceira etapa do projeto em andamento. As primeiras turmas tiveram
o apoio do fundo Elas da Espanha e a segunda e terceira etapa do projeto esta sendo apoiada pelo VAI Prefeitura de São Paulo. Acreditando na inclusão social e no conceito de que a música e a cultura são formas de resgates, o projeto oferece oficinas para meninas e mulheres de baixa renda para que esse aprendizado contribua de alguma forma, seja como filosofia de vida ou até mesmo uma profissão.

Desde 2012 é DJ residente da CUFA-SP discotecando durante atividades de recreação infantil desenvolvida pelos jogadores de basquete nas quadras do SESC e outras entidades que incentivem estas iniciativas que envolvem o esporte, a música e a cultura Hip Hop.

Em 2013 idealizou o coletivo ZOOM Mulheres em Evolusom, que tem como intuito dar visibilidade a mulheres empreendedoras do ramos da música, da cultura e da moda.

E desde então foram realizados eventos em locais esporádicos tais como Livraria da Esquina, Morfeus Club e Matilha Cultural e em Setembro de 2016 iniciamos edições semanais às quintas feiras no Bar Brahma Centro.

Em 2015 iniciou atividades de DJ com a CIA de Dança TF STYLE em Workshop e Apresentações de dança na rede SESC na Capital e pelo Estado de São Paulo.

Intercâmbio:
Em 2011 participou do Intercâmbio Cultural "City of Hip Hop" Brasil x Berlim, com uma equipe com profissionais atuantes nos 4 elementos do Hip Hop que participaram de oficinas, workshop's e apresentações em escolas, Ong's, Exposições e Festas na cidade de Berlim - Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário